27 de jul. de 2008

Combate

O sistema de Batalha é bem simples. Divide-se em sete etapas:

Iniciativa: Cada jogador rola 1d6 (um dado de seis faces, que se encontra em qualquer jogo de tabuleiro ou numa papelaria) e soma-se o resultado com a Habilidade (H) do personagem. A iniciativa é disputada inicialmente para cada jogador ou grupo. Aquele que consegue a iniciativa (maior resultado) ataca primeiro. Em caso de empate, rolam-se os dados novamente.

Ataque: Ataca-se somando F + H, ao que se dá o nome de FA (Força de Ataque) mais o resultado da rolagem de 1d6, obtendo a fórmula para FA = F + H + 1d6. Exemplo: Jorge tem Força(F)=3 e Habilidade(H)=1. Sua FA seria F+H+1d6 = 3+1+1d6 = 4+1d6.

Defesa: Defende-se somando A + H, ao que se dá o nome de FD (Força de Defesa) mais o resultado da rolagem de 1d6, obtendo a fórmula para FD = A + H + 1d6. Exemplo: Carlos tem Armadura(A)=2 e Habilidade(H)=0. Sua FD seria A+H+1d6 = 2+0+1d6 = 2+1d6.

Avaliação de dano: Usa-se a fórmula (FA do Atacante)-(FD do Defensor), os pontos que sobrarem são retirados dos pontos de vida do defensor. Quando os pontos de vida se esgotam, o personagem não necessáriamente morre, o jogador lança o "dado da morte" e dependendo do resultado, pode estar desacordado, inconsciente ou realmente morto (ver dado da morte).
É claro que são possíveis manobras de combate e magias. De modo que as batalhas se tornam mais emocionantes. A soma dos resultados é subtraída do dano do ataque do inimigo. Mesmo que o resultado seja maior ou igual a zero, sempre passara 1 PV.

Pontos de Vida: O dano que ultrapassa a soma da armadura do alvo é subtraído de seus pontos de vida, um alvo é derrotado quando chega aos 0 (zero) pontos de vida.

Retaliação: Se ainda estiver de pé o lutador que perdeu a iniciativa ataca agora, repetindo tudo de novo.

Dado da Morte: Quando se esgotam todos os pontos de vida de um personagem, ele é submetido ao teste de morte. Dependendo o resultado o personagem pode estar:
1- Muito Fraco: Ainda está conciente. pode falar, ver e ouvir tudo a sua volta e só. está inativo para qualquer outra ação.

2- Inconciente: Pode recuperar 1PV e despertar com uma hora de descanso, ou um teste bem sucedido de medicina.

3- Ferido: Está inconciente e muito ferido. Precisa descansar 1d+6 horas para recuperar 1PV e despertar. Com Cuidades médicos, pode recuperar 1PV e, 1d+6 horas.

4- Gravemente Ferido: Está sangrando muito, a vida es esvai rapidamente de seu corpo. O personagem morrerá em 1d horas. Com cuidados médicos, pode recuperar 1PV em 1d+6horas.

5- Quase Morto: Está tão ferido que vai morrer em 2d turnos. Um teste de medicina pode prolongar sua vida por mais 1d horas, mas depois disso não são permitidos novos testes. A única forma de realmente salvá-lo é com magia.

6- Morto: não tem mais jeito. Só com ressureição.

0 Respostas:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants